ISSN 2317-0123 (VERSÃO ON-LINE)
ISSN 1983-9456 (VERSÃO  IMPRESSA 2008-2013)
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domingo, 23 de julho de 2017     Buscar   Entrar
 Normas Editoriais
 

Conteúdo

Os artigos submetidos à publicação deverão ser inéditos (ou seja não podem ter sido publicados em outra revista, mas podem ter sido apresentados em congressos, encontros e seminários) e abordar assuntos das seguintes áreas:

  • Apresentação de novas metodologias ou técnicas de pesquisas que permitam o uso de dados ou informações no processo de decisão das organizações;
  • Aplicação de metodologias ou técnicas no processo de decisão das organizações;
  • Apresentação de pesquisas cujos resultados sejam relevantes para profissionais ou organizações envolvidas com marketing, opinião pública ou mídia;
  • Relatos de casos em que o uso sistemático da informação influenciou positiva e significativamente o planejamento e (ou) a estratégia de organizações;
  • Desenvolvimento de novas teorias, metodologias ou técnicas ou validação de teorias metodologias ou técnicas existentes e relevantes para as áreas de marketing, opinião pública e mídia, como base no uso de pesquisa empírica;
  • Revisão da literatura científica com utilização de métodos sistemáticos para identificar, selecionar e avaliar criticamente estudos relevantes para as áreas de marketing, opinião pública e mídia.

Avaliação desk review

O processo de avaliação de artigos submetidos à PMKT é realizado em duas etapas sequenciais: o desk review e a tripla avaliação por pares pareceristas.

No desk review, o Editor-Chefe analisa, sem qualquer identificação dos autores, os artigos recebidos para avaliar sua pertinência ao escopo da revista e seu potencial para contribuir, significativamente, para o conhecimento no campo de estudo de pesquisas de marketing, opinião e mídia.

Após essa primeira avaliação, o Editor-Chefe pode sugerir alterações no artigo tanto no que se refere ao conteúdo da matéria e metodologia utilizada, como em relação à adequação do texto às normas de redação e apresentação da American Psychological Association (APA)1.

Quando o artigo submetido não estiver alinhado às políticas ou normas editoriais da revista, será devolvido ao(s) autor(es), que são comunicados sobre a decisão em até sessenta dias, contados a partir da data de submissão.

Avaliação por Pares

Os artigos aprovados na etapa anterior - desk review - são encaminhados a três dos avaliadores que compõem o corpo de pareceristas da revista para avaliação no sistema Triple Blind Review. 

Os pareceristas são professores e pesquisadores associados a programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino nacionais ou estrangeiras e têm titulação mínima de Doutor.

O Editor-Chefe pode ou não aceitar um artigo após o mesmo ter sido avaliado pelo sistema (Triple Blind Review), o qual garante anonimato e sigilo tanto do autor (ou autores) como dos pareceristas.

Quando os pareceristas sugerirem ajustes no artigo, será concedido aos autores, a critério do Editor-Chefe, um prazo de trinta dias para a incorporação das sugestões e correções requeridas.

Após a realização dos ajustes sugeridos e constatação destes pelo Editor-Chefe, os artigos são submetidos à revisão ortográfica, gramatical e de adequação às normas adotadas pela revista e à editoração final do documento.

A conclusão desse processo não implica a publicação imediata do artigo, cabendo ao Editor-Chefe, de acordo com as políticas editoriais, elaborar as pautas e decidir qual o momento apropriado para a publicação. Os artigos que não forem publicados imediatamente serão disponibilizados em Ahead of Print (tipo de publicação antecipada dos artigos aprovados). Os textos são disponibilizados em formato definitivo, ou seja, com a revisão ortográfica, gramatical e editoração concluídos.

Critérios da Avaliação - As avaliações são feitas em formulário de avaliação padronizado, no qual são atribuídas notas a diversos itens de avaliação, havendo espaço para comentários personalizados, os quais são encaminhados ao(s) autor(es) em caso de aceite condicional, correções ou recusa.

A avaliação será realizada em relação a:Os artigos avaliados poderão ter os seguintes resultados:

  1. Atualidade do tema – Adequação à linha editorial da PMKT, originalidade, impacto, interesse e aplicabilidade à teoria e/ou à prática de pesquisas;
  2. Clareza dos objetivos – Não deve deixar dúvidas quanto ao elemento nuclear do artigo;
  3. Adequação metodológica – Metodologia utilizada deve estar adequada ao problema de pesquisa;
  4. Correção metodológica – Aplicação correta da metodologia utilizada;
  5. Clareza no desenvolvimento – Integração adequada entre objetivos, teorias, metodologias, resultados e conclusões;
  6. Análises e resultados – Forma de apresentação e discussão das análises e resultados;
  7. Conclusões – Embasamento e correção face ao(s) objetivo(s) e aos resultados obtidos;
  8. Limitações e sugestões – Apresentação das limitações e restrições à pesquisa e sugestões para novos estudos sobre o tema;
  9. Ilustrações – Adequação das figuras, tabelas, quadros e gráficos a fim de permitir melhor entendimento do texto;
  10. Atendimentos às normas editoriais de publicações científicas da American Psychological Association (APA);
  11. Redação – Adequação, correção, clareza e objetividade.

Resultados da Avaliação - Os artigos avaliados poderão ter os seguintes resultados:

  •   Aprovado sem restrições, sendo encaminhado para publicação.
  •   Aprovado com restrições, sendo devolvido ao(s) autor(es) para ser melhorado e submetido à reavaliação.
  •   Não aprovado, sendo devolvido ao autor, acompanhado das respectivas justificativas para a não aprovação.

Requisitos redacionais e de formatação

Os artigos aprovados serão publicados em Português e Inglês.

Os artigos enviados para submissão devem ser redigidos em Português. Autores em outras línguas devem providenciar tradução para o Português.

A versão aprovada do artigo em Português será encaminhada ao(s) autor(es) para que providencie(m) sua versão para o Inglês, para ser publicado nas duas línguas.

Os artigos devem atender aos seguintes requisitos redacionais e de formatação:

Primeira página (não contada para o artigo)

  • Título do artigo, com as palavras principais em letras maiúsculas e palavras de ligação em letras minúsculas.
  • Dados de cada autor (permitido o máximo de quatro autores por artigo):
    • Nome completo;
    • CPF;
    • Mini CV (máximo de cinco linhas);
    • Principal instituição em que trabalha, com cargo/função;
    • E-mail, telefones de contato e endereço profissional completo;
    • Número do Currículo Lattes se o tiver.

Segunda página (não contada para o artigo)

  • Título do artigo, com as palavras principais em letras maiúsculas e palavras de ligação em letras minúsculas;
  • Órgão ou instituição financiadora do estudo quando existir;
  • Resumo do artigo com 10 (mínimo) a 15 (máximo) linhas, em um único parágrafo, em Português e Inglês;
  • Palavras-chave três (mínimo) a cinco (máximo), em Português e Inglês.

Terceira página

  • O corpo do texto do artigo deve ser iniciado na terceira página e não deve ter seu(s) autor(es) identificado(s) de forma explícita ou oculta em seu corpo, sob pena de ser recusado.

Formatação

  • Editor de texto Word do Office 97 ou posterior;
  • Layout do texto no estilo normal (1 coluna);
  • Fonte para texto: Times New Roman, tamanho 12;
  • Fonte para quadros, figuras, tabelas e notas de rodapé: Times New Roman, tamanho 10;
  • As ilustrações (quadros, figuras, tabelas) podem ser coloridas, porém devem manter a mesma fonte e tamanho (Times New Roman, tamanho 10);
  • Tamanho do papel A4 (29,7 x 21 cm);
  • Numeração de páginas no canto inferior direito;
  • Margens superior e inferior de 3 cm;
  • Margens direita e esquerda de 2 cm;
  • Cabeçalho de 1,25 cm;
  • Texto alinhado à margem (sem recuo) e com um espaço entre um parágrafo e outro;
  • Espaçamento entre linhas simples (para fórmulas de 1,5 cm);
  • Espaçamento normal entre caracteres;
  • Alinhamento justificado;
  • No caso do artigo ter mais que um autor, é preciso informar, na última página do artigo, após as referências bibliográficas, qual a contribuição de cada autor para sua elaboração.

Elementos Textuais e Número de Páginas

O tamanho do artigo, incluindo referências bibliográficas deverá ter o máximo de 20 páginas tamanho A4 e deverá estar assim organizado:

  •  Apresentação ou introdução;
  • Desenvolvimento:
    • Revisão da literatura ou estado da arte;
    • Metodologia(s);
    • Análises e resultados.
  • Conclusões e recomendações;
  • Limitações da pesquisa e sugestões para novas pesquisas;
  • As Referências deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do artigo, de acordo com as normas da American Psychological Association (APA);
  • Somente deverão ser mencionados nas Referências os autores que foram citados no texto;
  • Todas as referências ou citações deverão ser mencionadas no texto de acordo com o sistema alfabético (autor-data).

Verificação para Submissão

As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir:

  • O arquivo deve estar em formato Microsoft Word;
  • Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico, enquanto neologismos ou acepções incomuns devem ser grafadas em bold;
  • A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Microsoft Word;
  • É permitido o máximo de quatro autores para cada artigo;
  • Os quadros, tabelas, gráficos e ilustrações devem apresentar as respectivas legendas, citando a fonte de acordo com as normas da American Psychological Association (APA);
  • Unidades de medida devem seguir os padrões do Sistema Internacional (SI), elaborados pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) [www.bipm.org];
  • O artigo deve ser escrito de forma correta em termos gramaticais. Os pareceristas não farão correções.

Declaração de Direito Autoral

Ao submeter(em) o artigo para a avaliação, o(s) autor(es) está(ão) tacitamente autorizando sua publicação, se aprovado.

O(s) autor(es) deve(m) estar ciente(s) de que, ao submeter(em) o artigo à Revista para publicação, estará(ão) automaticamente cedendo, sem ônus, seus direitos autorais para a Revista, se aprovado e publicado.

O(s) autor(es) garante(m) que o artigo submetido a avaliação é original e inédito. 

É reservado ao Editor-Chefe o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação dos artigos às normas da publicação.

Responsabilidades

O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pelo conteúdo do artigo submetido à revista.

Os artigos e as versões para a língua inglesa serão de total e exclusiva responsabilidade de seu(s) autor(es).

A revista bem como seu Editor-Chefe e/ou qualquer indivíduo ou instituição vinculada aos seus órgãos colegiados não se responsabilizam pelas opiniões, ideias, conceitos e posicionamentos expressos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu autor (ou autores).

Forma de encaminhamento dos artigos

Os artigos devem ser enviados digitalizados aos cuidados de Madalena de Macedo Vicente, para o e-mail revistapmkt@abep.org com cópia para madalenavicente@uol.com.br.

Fauze Najib Mattar – Editor-Chefe

 
  

PMKT – Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia

ISSN: 2317-0123 (Versão on-line)

ISSN: 1983-9456 (Versão impressa 2008-2013)


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